Dicas sobre internet com Fibra Optica e tecnologia GPON

Hoje tenho uma dica muito maneira para os provedores de internet. Vamos conversar um pouquinho sobre uma rede que é usualmente utilizada em redes de provedores. A rede GPON.

Mas você sabe o que é rede GPON e como funciona a estrutura dessa Rede?
A tecnologia GPON significa: “ Gigabit passive optical network”, que traduzindo fica “Rede óptica passiva Gigabit”. Então basicamente o provedor de internet envia os dados em formato de luz à cabo e um aparelho TRANSMISSOR GPON recebe a tecnologia Fibra Optica (LUZ) converte essa tecnologia em ETHERNET, por fim os dados são enviados via cabo Ethernet para um ou mais roteadores. Essa rede é considerada uma da melhores redes existentes no mercado por ter a transmissão e conversa entre usuário e provedor mais rápida.

Quando um TERMINAL GPON não faz a discagem para o provedor como funciona?

Alguns terminais GPON não fazem a discagem do aparelho para o provedor, com isso é necessário utilizar um roteador que faça além da tarefa de transmitir a internet via wifi ou cabo, faça também a discagem para o provedor. Somente fique atento na hora de escolher muito bem os roteadores que são considerados além de específicos para esse tipo de rede, também são considerados de maior qualidade por conta da fabricação.

Quais aparelhos utilizar para ter uma rede com a tecnologia GPON Fibra de altíssima qualidade?

Nós da Up2tech somente fechamos contrato comercial com empresas que realmente vão entregar valor aos nossos clientes e por isso, fechamos contrato com a TP-LINK para lhe entregar produtos que realmente vão lhe entregar valor.

Uma Rede GPON precisa ter um terminal GPON, hoje indicamos o terminal ONU TX-6610:
Pois ele cumpre com o padrão ITU G.984.1, ITU G.984.2, ITU G.984.3 e ITU G.984.4 oferece compatibilidade de rede GPON. Taxa de downstream de até 2.488Gbps e taxas de upstream em até 1.244Gbps.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


Entrada para fibra e porta gigabit oferecem velocidades de transferência incrivelmente rápidas. Compatível com gerenciamento remoto OMCI (Interface de Controle de Gerenciamento ONT)
Vale lembrar que esse aparelho não faz o papel de modem, pois ele é um Terminal GPON, sendo assim , ele recebe fibra e converte para Ethernet.
Tenho o Cabo Fibra vindo do provedor para meu Terminal  GPON ONU e agora? Bom basicamente você vai precisar de um roteador para fazer autenticação Poe e o aparelho que indicamos para essa tarefa é Archer C5, pois ele é tão forte quanto outros roteadores e tem a tecnologia POE que vai conversar com a tecnologia fibra e com os provedores.

 

Depois o ideal é q você tenha um aparelho roteando a internet via Wifi e cabo, para essa tarefa indicamos um roteador que vai lhe transmitir com qualidade e sem oscilação é o Archer C20.

 


Por último não menos importante, para que a rede Wifi esteja em todas as áreas da casa o ideal é realmente ter um Access point

TL-WR840N(W) em algum ponto estratégico da rede para que outros locais tenham acesso à internet do ambiente, mas esse último somente se faz necessário quando realmente o espaço é muito grande.

 


Nós da Up2tech indicamos os aparelhos acima para suas redes de seus clientes, caso queira um kit desses ou tenha alguma dúvida, por favor deixe nos comentários!