Como escolher o processador correto para sua máquina com a finalidade correta?

Como escolher o processador correto?

Quando se vai escolher um computador o ideal é você iniciar pelo processador, pois a placa mãe é quem manda energia e comanda quase todos os processos da máquina, mas quem comanda o nível e a potência é o processador!

Você sabe o que é um processador e para que ele serve?
O processador é a unidade central de processamento de dados para realização de tarefas desde básicas até saída de dados. É imprescindível que seu computador tenha um processador, caso contrário o computador não funciona, nem liga!
imagem_03

Como escolher um processador?
Para que a escolha seja bem concreta e correta é necessário entender sua finalidade primeiramente e posteriormente pesquisar, pesquisar muito. Mas para facilitar sua vida iremos resumir todas as finalidades e os tipos de processadores que são utilizados para cada uma delas.

Como escolher um processador

Como escolher um processador

Apenas usar as redes sociais e alguns documentos? Utilizar diversos documentos simultâneos? Utilizar para projetos de engenharia? Utilizar para serviços gráficos em geral? Utilizar para serviços gráficos mais complexo, até mesmo modelagem 3D? Utilizar para jogos simples? Utilizar para Jogos que necessitem de uma potência maior?

Essas são algumas perguntas que você deve fazer antes de iniciar sua jornada, até a aquisição de sua máquina. Mas como foi dito acima o ideal é você correr atrás do processador primeiro, pois depois que responder as perguntas acima você já consegue ter uma ideia de potência.

Para facilitar iremos dividir em cinco grupos de usuários(finalidade):
Doméstico, escritório, projetos, design e gamer.
Vale lembrar que você pode mesclar os casos, algumas finalidades podem ser utilizadas em outras. Mas por exemplo, se você for um usuário gamer dificilmente conseguirá utilizar o processador de finalidade doméstico para jogar por exemplo, pois alguns jogos nem vão rodar.

Vamos falar da finalidade doméstica ou melhor usuário doméstico

processador uso caseiro, processador uso domestico

processador uso caseiro, processador uso domestico


É aquele usuário que necessita de uma máquina para usar as redes sociais, editores de textos acessar e-mails, assistir vídeos, atividades simples que não precise de um computador potente, não precise de um processador potente e de alto valor.
Nesse caso você precisa de um processador com velocidade de mais ou menos uns 2GHz. Existem dois fabricantes que trabalham com essa e a maioria das velocidades existente: Intel e AMD.

Vamos falar do processador com finalidade escritório
processador para pc de escritorio

É aquele usuário que necessita de uma máquina com um pouquinho de mais potência que o usuário residencial, para usar as redes sociais, editores de textos acessar e-mails, assistir vídeos, atividades e criação de documentos mais complexos, para abrir diversos documentos simultaneamente. Nesse caso você precisa de um processador com velocidade de mais ou menos uns 3.0 GHz.

Vamos falar do processador com finalidade projetos e Design
Processador para projetos e design

É aquele usuário que necessita de uma mais parruda que as duas outras anteriores, mas caso consiga fazer uma boa configuração de peças em sua máquina poderá utilizar os processadores indicados na finalidade escritório, contudo, caso queira mais potência para realizar seus projetos em CAD, banners, edição de vídeo e modelagem 3D( lembrando que em alguns casos é necessário placa de vídeo ) .
Agora vamos falar da cereja do bolo:

Vamos falar do processador com finalidade Gamer

processador que rode The Elder Scrolls V Skyrim PC Gameplay

processador que rode The Elder Scrolls V Skyrim PC Gameplay

 

 

Esse usuário é aquele que curte jogos leves, jogos médios e jogos pesados, além de realizar todas as tarefas anteriormente informadas, serve com maior finalidade para tarefas que causam maior Stress na máquina que é gamer e modelagem 3D.

Vale lembrar que para todas finalidades você deve sempre começar a montagem da maquina e compra das peças pelo processador.